terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Tecnologia Educacional, Cibercultura e Educação

Em todo o meu processo escolar as tecnologias que estiveram presentes foram: televisão e DVD, data show e computadores. A utilização de tais aparatos tecnológicos era simplesmente para reproduzir os conteúdos existentes nos livros didáticos ou para vermos algum filme no intuíto de preencher a carga horária da disciplina. Os computadores eram usados para digitarmos ou fazermos pintura no Corel draw,  já que não havia internet. Lembrando que era um computador por dupla,  se não entrássemos em um consenso de quem utilizaria primeiro o tempo passava e nada era feito.

Atualmente, mesmo com a crescente inovação tecnológica, alguns professores ainda apresentam uma certa resistência ao uso da tecnologia em sala de aula. Pude comprovar tal fato em uma pesquisa feita para uma disciplina, em escolas, na cidade onde moro. Em umas existe o laboratório de informática, mas raramente é utilizado. Em outras os computadores já nem ligam mais, pois pela falta de uso acabaram ficando com defeito.

Os professores podem utilizar a tecnologia de forma muito diversificada, de acordo com os conteúdos trabalhados. Não se trata de pegar o que está no livro e projetar através de slides, mas sim incluir a tecnologia de forma que os alunos participem ativamente da aula. Por exemplo, o uso do celular, que todos gostam, fazer elaboração de trabalhos,  pesquisas, filmagem de uma apresentação, entre outras coisas. Claro que tudo de acordo com a faixa etária das crianças.
Seria uma forma de chamar a atenção para a aula com algo eles têm contato diariamente e de estimular, ainda mais, a vontade de aprender. 

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