segunda-feira, 18 de março de 2019

Quando teoria e prática caminham lado a lado


No dia 19 de novembro de 2019, a turma de Pedagogia do 5º período, da qual faço parte, teve a oportunidade de passar por uma experiência maravilhosa, na qual puderam vivenciar a teoriapraticateoria em uma excursão por Aracaju, capital de Sergipe. Infelizmente, não pude ir por causa do  trabalho, mas acompanhei toda a movimentação através do Instagram da turma, o @educacaoetec. O pessoal saiu de Itabaiana-SE seguindo para a capital, onde, na primeira visita, foi ao oceanário e viu de perto as tartarugas marinhas do Projeto Tamar.


Visitaram também o Museu da Gente Sergipana, local que articula  cultura e tecnologia para contar a história do povo sergipano. 

Sei que foi uma experiência incrível e que a turma jamais vai esquecer, fiquei maravilhada só em ver as fotos, imagine quem estava lá e pode vivenciar tudo isso de perto. 

domingo, 17 de março de 2019

Licença Creative Commons (REA) 

         Muitas vezes precisamos de um determinado livro para fazer um trabalho ou simplesmente fazer uma boa leitura, procuramos na internet, mas ele tem direitos autorais e não podemos fazer o seu download. Até imagens são protegidas e antes de baixá-las precisamos ver se podem ou não ser utilizadas. A importância da Creative Commons (REA) está no fato de possibilitar que os materiais publicados na internet sejam utilizados não só através de downloads, mas também a possibilidade de impressão, cópia. Seria muito bom se mais autores divulgassem seus trabalhos, suas obras  com essa licença, pois possibilitaria um acesso maior para as pessoas. 

O profissional do futuro na educação 

https://www.bing.com/images/search?q=tecnologia&FORM=HDRSC2
       Cada vez mais as exigências do mercado de trabalho aumentam e os profissionais precisam se preparar para lidar com tal demanda, buscando acompanhar sempre as atualizações em sua área profissional para não perderem seus empregos. 
         Em alguns setores, as máquinas já substituem muitos trabalhadores, e um serviço que seria feito por dez profissionais, por exemplo, precisa só de um para operar a máquina. Gerando, dessa forma, um número grande de desempregados.
         A área da educação não está livre de sofrer tal alteração, pois sabemos que com tanto avanço tecnológico, nem o profissional mais dedicado ao seu trabalho está livre de perder seu emprego para uma inteligência artificial. 
         Segundo a publicitária Michelle Schneider,  em uma palestra sobre o profissional do futuro, "devemos trabalhar nossa consciência interna e não apenas as habilidades externas", ou seja, muitas vezes nos preocupamos apenas em decorar fórmulas, tirar sempre as melhores notas, mas o lado humano, consciente, não é trabalhado. Infelizmente, a escola ainda  não está preparando seus alunos para lidarem com seu lado humano, a preocupação para com o outro, como lidar com suas emoções, suas conquistas e derrotas.  
           A publicitária ainda diz que "não é preciso ser um robô para agir como um", essa frase nos leva a refletir a forma como educamos as nossas crianças, como agimos uns com os outros. Será que  estamos agindo com humanos ou somos apenas robôs em pele humana?
            Como profissional, quero buscar sempre ensinar aos meus alunos a importância do respeito para com o outro, formar cidadãos conscientes e capazes de fazer suas próprias criações.
https://www.bing.com/images/search?q=recursos+educacionais+abertos&FORM=HDRSC2


        Cada vez mais o avanço tecnológico ganha espaço em nossa sociedade, em todas as áreas e a educação não fica de fora. A escola e o seu corpo docente precisam estar abertos a essa nova era. Sabemos que a comunicação se dá pelo compartilhamento de ideias, de conhecimentos, de produções textuais, porém, muitas vezes, não temos acesso a certas produções pelo fato de não ter acesso livre na internet. 
        Segundo Nelson Pretto, 2012, os recursos educacionais abertos possibilitam pensar em radicais transformações na legislação sobre o direito autoral e sobre os mecanismos de financiamento da cultura com recursos públicos. Ou seja, há um interesse em que as produções tenham acesso aberto, dessa forma todos os cidadãos terão a  possibilidade de ler produções científicas não só do Brasil, como de diversas partes do mundo. Tal questão não é aceita por todos, de um lado tem os que são contra, pois defendem que a internet tem muita coisa inútil. Do outro, os que acreditam na possibilidade de uma ampla demanda de informações que tem como consequência grandes transformações sociais, culturais e tecnológicas.

         Podemos, dessa forma, constatar que os recursos educacionais abertos é o primeiro passo para que a educação tenha as transformações que todos esperam. Uma educação emancipadora, capaz de transformar o indivíduo e consequentemente a sociedade em que ele vive, sua cultura, sua nação. 

Estágio e as TIC na Formação de Professores    Com o avanço tecnológico e as transformações que acontecem diariamente, a forma de...