sábado, 31 de agosto de 2019


   Aula Interativa: Alfabetizarte


   
 
   Que aula maravilhosa! Impossível não ficar encantada com cada material que foi apresentado, com a forma como a professora Albene Mara nos orientou a trabalhar com as crianças, aliás, ela nos fez vivenciar a infância novamente. Nos motivou a brincar, mostrou que é possível sempre inovar e elaborar uma aula divertida, com muito aprendizado e o mais importante com algo simples, basta usarmos a criatividade.
   A forma como ela interagiu prendeu a atenção de todos, do início ao fim, e arrancou muitos sorrisos também. Fez com que esquecêssemos até do cansaço do dia a dia e viajássemos por aquele mundo mágico que ela nos apresentou.



   



E com uma simples folha de papel, um sapinho eu consigo fazer!
Agora é com você! 



Vamos aprender a contar?
E que tal uma rima formar?
Vamos começar!


 Uma viagem de navio também é muito legal!
 Admirando as ondas do mar...
 Que sensacional!

O estágio e sua importância na formação de professores

   
  
   O estágio começou e mesmo para quem já trabalha em sala de aula, como é o meu caso, é algo novo e desafiador, pois nunca trabalhei na educação infantil. O que era para ser apenas uma observação, acabou se tornando uma aula mesmo. As crianças super curiosas e participativas acabam fazendo com que você ensine as atividades, olhe se escreveram tudo certinho. A todo o momento chega um e mostra o caderno e você ajuda, orienta. 
   Durante o estágio pude perceber que o processo de ensino-aprendizagem não sofreu muitas alterações, ainda há aquele método um tanto mecânico, não tinha livro didático, mas era o tempo todo só atividade no caderno, em outros momentos as crianças ficavam muito ociosas. Senti falta de algo mais dinâmico, mais lúdico, principalmente, por se tratar de uma turma de alfabetização. Lembrando, porém, que o lúdico cabe em todas as séries é só questão de adaptação.
   O estágio é o momento em que o professor em formação coloca em prática as teorias que aprendeu na sala de aula, observando o trabalho de outro professor ele verá quais atitudes ter ou não com os alunos, o que poderá melhorar em suas aulas, no estágio II e quando estiver lecionando.
   Dizem que muitos dos estudantes dos cursos de licenciatura descobrem se querem mesmo ensinar ou não, durante o estágio. Comigo foi dessa forma, sempre tive vontade de ensinar e foi em meu primeiro estágio que tive a certeza, realmente queria ser professora. É de fundamental importância que sejamos professores intelectuais, críticos e reflexivos, pois temos uma grande missão em nossas mãos, além de conteúdos como Português e Matemática, por exemplo, temos a função de algo ainda maior, formar cidadãos críticos, atuantes na sociedade em que vivem.
   Ao termos tais características (intelectual, crítica e reflexiva), seremos capazes de nos autoavaliar diante da forma como ensinamos, como podemos melhorar para que todos os nossos alunos possam participar ativamente das aulas, pois devemos lembrar que cada criança tem seu tempo de aprender e precisamos estar preparados para lidarmos com a diversidade em sala de aula.


Estágio e as TIC na Formação de Professores    Com o avanço tecnológico e as transformações que acontecem diariamente, a forma de...